INS apresenta e discute suas actividades no XII Dia Aberto

Teve lugar, no dia 01 de Agosto 2019, o XII Dia Aberto do INS, um evento científico organizado pelo Instituto Nacional de Saúde, com o objectivo de apresentar e discutir as actividades levadas a cabo pela instituição, partilhar conhecimento e experiência entre profissionais da instituição, seus parceiros, investigadores da área Biomédica, estudantes e comunidade no geral.

O Director-geral Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, procedeu com abertura do evento, destacando o facto de ser o primeiro dia aberto fora da Cidade de Maputo e os desafios inerentes. Eduardo Samo Gudo, avançou que cada ano o Dia Aberto vai ganhando nossa estrutura. Exemplificou que neste ano foi antecedido de um dia com estudantes do ensino médio e superior nas áreas de ciências. Avançou ainda que a perspectiva é de maior abertura e abrangência nacional.

O XII Dia Aberto do INS foi estruturado em quatro partes, tendo iniciado com apresentação do tema “O papel do INS na resposta aos desastres: lições aprendidas da resposta do INS aos ciclones IDAI e Kenneth“, seguido de apresentação de grandes inquéritos realizados pela instituição, nomeadamente: Inventário Sobre Infra - Estruturas, Recursos Humanos, Equipamento e Serviços de Saúde em Moçambique (Service Availability and Readiness Assessment - SARA), Inquérito Nacional sobre Indicadores de Malária em Moçambique e Inquérito Nacional de Prevalência da Tuberculose em Moçambique (INaTB).

Discutiu-se ainda o Papel dos Laboratórios de Microbiologia e Entomologia do INS no Ensino, Pesquisa, Vigilância e Referenciamento Laboratorial e diversos resultados de Pesquisas devolvidos pelo INS.

#DiaAberto #INS #PesquisaEmSaude