Vigilância

A Vigilância produz de forma contínua e periódica, dados relativos ao peso e taxas de determinadas doenças, faz a monitorização contínua dos casos suspeitos, resistências ao tratamento, monitorização dos mecanismos de prevenção de doenças, entre outros.  

Realiza monitorização contínuo dos principais indicadores de saúde, a promoção de acções em torno do levantamento de informações e análise contínua dos dados gerados pelo sistema  e investigações epidemiológicas, promovendo evidência para a tomada de decisões no âmbito da saúde pública.

Promove e divulga o conhecimento científico das investigações que produz, auxiliando os profissionais que actuam na área de saúde a tomarem consciência da situação e dos factos relacionados com as doenças e eventos que ocorrem na população em Moçambique.

- Vigilância Sentinela de Síndromes Clínicos;

- Vigilância do HIV;

- Programa de Formação em Epidemiologia de Caso e Laboratorial;

- Apoiar a implementação e o cumprimento das normas do Regulamento Sanitário Internacional

 

As linhas de actuação, centram-se essencialmente nas principais ameaças de saúde do País, como é o caso do HIV, vectores da malária, tuberculose, parasitoses, doenças respiratórias agudas, doenças diarreicas agudas, síndromes febris e outros eventos.