Saúde Mental, Trauma e Violência

Coordenadora: Ivandra P. Magaia

- Médica Clínica Geral Formada pela Universidade Eduardo Mondlane

- Contacto: 823043027/845557856

- Email:ivymagaia@gmail.com

 

Moçambique tem registado nos últimos tempos um elevado índice  de casos de trauma (principalmente por acidentes de viação), violência doméstica, suicídio, consumo de álcool e drogas situações estas na maior parte dos casos interligadas. Por constituir temática de prioridade nacional o Instituto Nacional de Saúde achou importante a criação deste programa de modo a contribuir para a produção de evidências que possibilitem a formulação de políticas nacionais, estratégias e programas na área de saúde mental, trauma e violência, que ajudem na reversão deste cenário.

Estudos preliminares em Doenças Não Transmissíveis-DNT , (INS participou na testagem do sistema de registo hospitalar de trauma e implementou um estudo de incidência de trauma infantil na comunidade) demonstraram a grande importância do trauma, o que levou à criação dum programa individualizado, ainda em estruturação principalmente do ponto de vista de recursos humanos.

Neste momento o programa tem um único integrante, trabalhando em estreita colaboração com Programa Determinantes de Doenças Crônicas (PDDC) na implementação de estudos em Trauma e Saúde Mental.

A colaboração estende-se ainda ao Departamento de Saúde Mental (Saúde Pública), Programa Nacional de Medicina Legal (DNAM), Violência Baseada no Género (DNAM) entre outros, com os quais já existem alguns estudos projetados.