Pós-graduação

Os cursos de pós-graduação compreendem o 2º e 3º ciclos de formação e conferem aos graduados o título académico de mestre especialista e doutorado, conforme estatui o artigo 22 e 23 da Lei do Ensino Superior. O Instituto Nacional de Saúde coordena, em parceria com outras instituições 05 cursos de pós-graduação, 03 dos quais são de Mestrado, 01 de Doutoramento e o restante de especialização, sendo que todos são leccionados em regime laboral.

 

II. Mestrados              

Breve introdução sobre de surgimento dos mestrados

Mestrado em Ciências de Saúde: Iniciado em 2008, co-organizado e implementado pelo INS e pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Este curso visa formar o quadro de pessoal do INS e do SNS nas áreas de biociências e investigação clínica. O Mestrado em Ciências de Saúde cursa disciplinas lecionadas em Maputo por docentes moçambicanos e brasileiros, que são seguidas por um período para execução de um trabalho de investigação para a tese de Mestrado. A certificação dos graduados deste curso de Mestrado é feita pela FIOCRUZ). Foto: Encerramento da 4ª Turma (Edição 2014-2016).

Mestrado em Epidemiologia de Campo e Laboratorial: Este curso de Mestrado é parte integrante do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo e Laboratorial (PECL). Este programa, criado em 2009, pelo INS, em parceria com a Direcção Nacional de Saúde Pública do MISAU e com a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, e o apoio do CDC de Atlanta. Este programa visa fortalecer a capacidade do sistema de saúde do país, através da vigilância epidemiológica, prevenção e controlo de doenças, e resposta rápida às emergências de Saúde Pública, usando uma abordagem baseada na pratica. Os estudantes deste curso de Mestrado são graduados pela Universidade Eduardo Mondlane.

Mestrado em Sistemas de Saúde: O Mestrado em Sistemas de Saúde, realizado com apoio técnico da FIOCRUZ, sobretudo através da equipa docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouica (ENSP) da International Research Development Center (IRDC) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. O curso perfaz-se de 12 módulos ministrados no primeiro ano, reservando o segundo ano para seminários de consolidação técnico metodológica e implementação de trabalhos de dissertação. Foto: Encerramento da 1ª Turma (Edição 2014-2016).

- Anexar o Quadro Curricular para cada mestrado

- Publicar os editais para 2018

- Estatísticas

 

III. Doutoramento         

Breve introdução sobre o surgimento do doutoramento (Organizado pela FIOCRUZ em coordenação com o INS, o programa de Doutoramento em Ciências de Saúde iniciou em 2014 e tem como objectivo formar pesquisadores e docentes na área de ciências de saúde em Moçambique. O programa de Doutoramento é de regime integral e tem a duração máxima de 04 anos. A conclusão da tese de Doutoramento é precedida de um período de estágio no Brasil, com objectivo de realizar créditos académicos e realizar experimentos e/ou análises dos dados obtidos. A defesa da tese de Doutoramento poderá ser realizada no INS ou na FIOCRUZ, e o título de “Doutor em Ciências” é conferido pela FIOCRUZ, através do Instituto Oswaldo cruz).

- Quadro curricular do Doutoramento em CS

- Publicar os editais para 2018

- Estatísticas

 

IV. Residência Médica em Saúde Pública - Breve introdução sobre o surgimento da RMSP (A Residência Médica é um processo de especialização médica que transforma um médico de clínica geral ou um médico dentista num profissional independente na prática de uma especialidade.) Anexo: Regulamento das Residências Médicas

- Estatísticas

 

Técnicos do INS em pós-graduação

- Estatísticas

- Graduados

 

  • Concursos

- Mencionar e anexar o edital da bolsa vinculada a projectos

- Mencionar e anexar o edital da bolsa complementar

- Mencionar e anexar os outros editais ligados à pós-graduação

 

  • Eventos de pós-graduação

- Breve introdução sobre os objectivos gerais dos eventos de pós-graduação

 

- Fórum de pós-graduação (i) edital (ii) normas para elaboração de resumos (iii) formulário de inscrição (iv) programa do fórum (iv) fotos dos fóruns passados (v) relatório do fórum anterior

- Palestras para pós-graduação (i) termos de referência (ii) Áreas previstas (iii) Edital para a próxima palestra (iv) fotos das palestras anteriores (v) Etc.

- Simpósio da Residência Médica em Saúde Pública:

 

  • Regulamento de pós-graduação

- Anexar o Regulamento interno de pós-graduação

 

  • Registo Académico

- Calendário académico

- Portal do docente

- Portal do estudante