Realizada a última reunião do comité de direcção da PNA

Teve lugar no dia 19 de Maio de 2017, a última Reunião do Comité de Direcção da Plataforma Nacional de Avaliação (PNA), com o objectivo de apresentar o resumo das actividades implementadas pela plataforma assim como de dar a conhecer o cronograma das acções de seguimento para conclusão das suas actividades bem como debater sobre os próximos passos da PNA.

Foi apresentada no evento a síntese das actividades realizadas pela plataforma desde a terceira reunião do Comité de Direcção, realizada em Novembro de 2016. Foram igualmente apresentados os resumos dos sumários de resultados de dados de rotina e equidade, da proposta de estudo de avaliação sobre agentes polivalentes elementares e resultados preliminares do relatório do primeiro ano do Observatório Nacional de Saúde (ONS) sobre saúde e bem-estar da mulher, criança e adolescente.

Marcaram presença nesta reunião, o Director da Direcção Nacional de Saúde Pública, Francisco Mbofana - Presidente do Comité de Direcção da PNA, o Director do Instituto Nacional de Saúde (INS) - Ilesh Jani e representantes do Ministério da Economia e Finanças, Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, Universidade Eduardo Mondlane e parceiros de cooperação (Instituto de Programas Internacionais da Universidade Johns Hopkins e Aliança Internacional para Saúde).

A PNA que também é designada de Plataforma de Saúde da Mulher, Criança e Nutrição, é uma das plataformas que compõem o ONS e tem o INS como a instituição sede, responsável pela implementação e supervisão das actividades da PNA. Para além do referido, o INS tem também a responsabilidade coordenar as capacitações, a realização das análises que respondam às necessidades prioritárias do governo e a disseminação dos achados para o Comité de Direcção e outros intervenientes da PNA.