ONS divulga 1º Relatório do Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde em Moçambique

O Observatório Nacional de Saúde (ONS) realizou ontem, 22 de Junho, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o 1º Debate Público e sobre o Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde em Moçambique. Na ocasião, foi também divulgado o 1º Relatório sobre as Mudanças Climáticas e a Vulnerabilidade na Saúde - Impactos na doença diarreica e malária. O evento que juntou especialistas nacionais e internacionais, decisores-chave e a sociedade civil em geral, consistiu uma oportunidade para apresentar os mais recentes dados científicos sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde no mundo e em Moçambique, em particular.

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, procedeu a sessão de abertura afirmando que as mudanças climáticas são uma realidade no país e dada a sua localização geográfica, Moçambique é um dos países mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos em África

Nazira realçou a importância da divulgação do primeiro relatório sobre o impacto do impacto das mudanças climáticas na doença diarreica e malária em Moçambique, referindo que este estudo representa um avanço significativo no entendimento da relação entre as mudanças climáticas e o agravamento da malária e as diarreias no país.

Por sua vez, o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, referiu que o seu sector tem focalizado acções e intervenções de capacitação de técnicos de saúde em matéria de mudanças climáticas para assegurar a necessária resiliência neste sector.

Apresentou-se, no evento, temas como: Monitoria do impacto das mudanças climáticas na saúde em Moçambique; Histórico de mudanças climáticas e desastres naturais em Moçambique e Mudanças climáticas globais e seus impactos na saúde e no mundo.

De referir que o ONS tem como missão monitorar os indicadores de saúde relevantes, contribuindo para a formulação e elaboração de políticas de saúde.

 

Baixe AQUI o 1º Relatório do Impacto das Mudanças Climáticas na Saúde em Moçambique