Inaugurado o edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou nesta quarta-feira (13.06), na Vila de Marracuene, província de Maputo, o novo edifício-sede do Instituto Nacional de Saúde (INS).

O edifício possui laboratórios modernos nas áreas de virologia, microbiologia, parasitologia, biologia molecular, imunologia celular, microscopia, entomologia médica, malacologia e serologia. O novo edifício do Instituto Nacional de Saúde inclui um laboratório de nível 3 de biossegurança, dotando deste modo o país para manusear, pela primeira vez, microorganismos altamente patogénicos, como sendo os vírus das febres hemorrágicas.

Falando à margem do evento, Filipe Nyusi afirmou que com a inauguração desta infra-estrutura o país da um passo significativo na consolidação de uma sociedade que busca soluções cientificamente comprovadas para a melhoria sustentável do povo.

Por sua vez, Ilesh Jani, director geral do INS, referiu que a construção de um edifício próprio é um sonho de várias décadas, por isso este constitui um momento impar na história da instituição.

“Reconhecemos a provação da redefinição do INS pelo governo em 2017, dando a este instituto novas atribuições e competências e incrementado a sua autonomia, assim como a recente a provação do novo estatuto orgânico institucional”, realçou.

Embaixador dos EUA, Dean Pittman instou o Governo da República de Moçambique a cumprir com os objectivos de financiamento da saúde, com os quais já se comprometeu publicamente.

 “Juntos, construímos este laboratório e, juntos, desenvolvemos habilidades críticas dos profissionais de saúde moçambicanos. E o povo dos Estados Unidos continuará a apoiar o povo de Moçambique, ao mesmo tempo que enfrentamos em conjunto os nossos desafios globais de saúde”.

A construção deste edifício representa um custo aproximado de 15 milhões de dólares americanos, tendo-se beneficiado de um financiamento de cerca de 13 milhões de dólares do Governo dos Estados Unidos da América (EUA), através do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio do SIDA (PEPFAR), e dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

De referir que o Instituto Nacional de Saúde é uma instituição tutelada pelo Ministro que superintende a área da Saúde, sendo a entidade de gestão, regulamentação e fiscalização, a nível nacional, das actividades relacionadas com a geração de evidência científica em Saúde.