Laboratórios de Saúde Pública do INS com capacidade para Preparação de Painéis de Proficiência do HIV

O Instituto Nacional de Saúde (INS), em colaboração com as Direcções Provinciais de Saúde de Nampula e Cabo Delgado, está a coordenar o estabelecimento dos Laboratórios de Saúde Pública de Nampula e Pemba. Uma das actividades destes Laboratórios é a preparação dos paineis de proficiência do HIV para provedores de testagem rápida de HIV, permitindo deste modo a expansão do acesso a programas de garantia de qualidade laboratorial para o HIV.

Neste contexto, realizaram-se entre os dias 05 e 16 de Março nos Laboratórios de Saúde Pública de Nampula e Pemba dois treino para preparação dos painéis de proficiência do HIV ministrados pela equipa do Laboratório de Serologia e da Repartição de Avaliação Externa de Qualidade do Instituto Nacional de Saúde, Thebora Sultane, Gércio Cuamba e Edson Zita, Ariano Muchanga respectivamente. Os dois treinos contaram com 16 participantes.

O piloto para implementação deste programa de garantia de qualidade a nível provincial está previsto para Maio do ano corrente.