Realizada a primeira Reunião Nacional dos Núcleos Provinciais de Pesquisa

Decorre em Maputo entre os dias 21 e 22 de Novembro de 2017 a primeira reunião nacional dos Núcleos Provinciais de Pesquisa. O objectivo principal da reunião é fortificar diversas acções de gestão e realização de pesquisa em saúde ao nível das províncias.

A reunião decorre sobre coordenação do Instituto Nacional de Saúde e conta com a participação dos coordenadores dos Núcleos Provinciais de Pesquisa de todo o pais, Departamento Farmacéutico e Comité Nacional de Bioética para Saúde (CNBS).

Na ocasião da abertura da reunião, Eduardo Samo Gudo, director científico do Instituto Nacional de Saúde, enalteceu a actividade que tem sido realizado pelos Núcleos e instigou os coordenadores a trabalharem mais para a melhoria de alguns problemas que enfermem a pesquisa em saúde em Moçambique, nomeadamente a qualidade e ética da pesquisa realizada, o uso de resultados para informe a políticas de saúde ou mudanças de praticas locais e a realização de pesquisa tendo em conta as prioridades nacionais.

Os Núcleos províncias de pesquisa são uma estrutura das direcções provinciais de saúde e a sua implantação decorreu gradualmente entre os anos 2012 e 2016.