Palestra sobre genética dos micro-organismos e seu impacto na Saúde Pública ministrada no ISCISA

No âmbito da divulgação dos resultados de pesquisa e formação de profissionais de saúde, investigadores do INS ministraram uma palestra, no dia 29 de Setembro, no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), sobre o impacto da diversidade genética dos micro-organismos no diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças infecciosas.

A palestra teve como audiência estudantes do terceiro ano dos cursos de Tecnologia Biomédica e Laboratorial e Anatomia Patológica do ISCISA e teve como oradores Adolfo Vubil, Deonilde Sarmento, José Paulo Langa respectivamente para a diversidade genética de HIV, Plasmodium sp (causador da malária), respectivamente, e o Vibrio cholerae (causador da cólera) e contou com a moderação de Nédio Mabunda.
A palestra focou para áreas em que os investigadores trabalham e coordenam actividades de âmbito nacional com foco para a epidemiologia molecular dos micro-organismos supracitados.

Falando à margem da palestra, o estudante Elson Luís Simbine referiu que esta foi interessante porque arrolou vários conhecimentos como, por exemplo, a nova abordagem sobre a classificação do vírus HIV, métodos de prevenção e combate a malária e cólera.

Para o pesquisador José Paulo Langa, a oportunidade serviu para dialogar com os profissionais de saúde do amanhã. "O seminário influencia no futuro da saúde pública na medida em que semeia a curiosidade nos futuros profissionais da área de saúde".