INS organiza workshop sobre políticas de Gestão de Dados

Com o objectivo de discutir a proposta de política de gestão de dados a ser adoptada pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), a Unidade de Gestão de dados (UGD) do INS organiza entre os dias 13 e 17 do mês corrente, em Bilene, província de Gaza, o workshop sobre Políticas de Gestão de Dados.

Trata-se de um evento que pretende estabelecer um mecanismo legal que irá orientar o processo de gestão e partilha de dados institucionais resultantes dos trabalhos de rotina, inquéritos, pesquisas, dos serviços especializados e de referência realizadas pelos técnicos e investigadores do INS .

Criada em finais de 2015, a UGD vê a política em elaboração, como uma oportunidade para utilização regrada e segura de dados existentes na instituição de modo a fornecer uma resposta rápida e segura para todas as solicitações dos interessados.

A política é elaborada tendo em conta a legislação moçambicana e aplica-se a todos os investigadores, pessoal administrativos, estagiários, instituições parceiras do INS, sector da saúde, ONG nacionais e internacionais de acordo com os memorandos de entendimentos a serem estabelecidos e implementados entre as partes.

Aborda-se no evento aspectos ligados à componente de dados e informações institucionais, dentre as quais se destaca a questão de segurança, uma vez que os dados a serem gerados pela UGD são altamente sensíveis.