NIOP capacitado em matéria de gestão e realização de pesquisa

Visando dar apoio técnico de modo a fortificar as acções de gestão e realização de pesquisa, o Instituto Nacional de Saúde (INS) visitou entre os dias 14 e 17 de Março, o Núcleo Provincial de Investigação Operacional de Pemba (NIOP), em Cabo Delgado.

Além das diversas actividades realizadas naquele núcleo, a equipa do departamento de pesquisa que efectou a visita estabeleceu contactos com instituições nacionais e internacionais que têm parceria com o NIOP.

Segundo Anastância Lidimbe, Directora Provincial de Saúde de Cabo Delgado, a visita foi importante para alinhar as actividades do NIOP com as tarefas preconizadas aquando da sua criação, tendo realçado que as várias recomendações deixadas pela equipa do INS serão uma mais-valia para o funcionamento da Unidade de Pesquisa de Saúde da Província.

O NIOP foi criado em 2013 como uma Unidade da Direcção Provincial de Saúde de Cabo Delgado e tem levado a cabo várias actividades de pesquisa e treino na área de pesquisa, com o envolvimento de instituições de ensino superior e parceiros locais, em coordenação com o Ministério da Saúde.