Resultados de pesquisa apresentados nas II Jornadas de Saúde da Região Centro

Realizaram-se entre os dias 14 e 15 de Setembro, em Quelimane – província da Zambézia, as II Jornadas Científicas de Saúde da Região Centro, sob o lema: Pesquisa e Inovação Científica para a Melhoria dos Serviços de Saúde. O director do Instituto Nacional de Saúde (INS) desejou boas-vindas aos participantes do evento referindo que as jornadas são organizadas no âmbito da tradição do Ministério da Saúde, que se mantém desde a independência nacional.

Segundo Ilesh, o evento tem como objectivo, por um lado, divulgar resultados de actividades científicas de saúde. Por outro, num contexto de governação participativa do sistema de saúde, as jornadas procuram criar um momento para discutir aspectos mais importantes de políticas de saúde com base em evidências científicas.

Na sequência, o governador da província da Zambézia, Abdul Razak, manifestou gratidão e satisfação pela confiança depositada à cidade de Quelimane de assumir o desafio de acolher as jornadas de saúde que, no seu entender, constituem uma oportunidade para reflectir sobre a saúde da população da Zambézia, medidas preventivas e curativas e de todo o esquema de administração de saúde.

Procedendo com o discurso de abertura, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula, afirmou que a melhoria sustentável da saúde e bem-estar do povo moçambicano só pode ser alcançada com base em políticas e práticas baseadas em evidências científicas. 
"Assim, a investigação científica, a divulgação, a discussão dos seus resultados e a incorporação destas evidências científicas em políticas de práticas jogam um papel-chave para o alcance das nossas ambições", disse frisou Nazira.