Técnicos de Núcleos Provinciais de Pesquisa da Região Sul capacitados em Revisão Bibliográfica usando HINARI

Decorreu entre os dias 01 e 03 de Novembro do corrente ano, na província de Gaza, distrito de Bilene, a capacitação sobre revisão bibliográfica através do Acesso à Rede Electrónica de Pesquisa em Saúde (HINARI), que contou com a presença de representantes de membros dos Núcleos Provinciais de Pesquisa, da região sul (Inhambane, Gaza, Maputo e Maputo Cidade), e duas técnicas do Instituto Nacional de Saúde (INS). O curso foi facilitado e organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em colaboração com INS. 

O curso tinha como objectivo munir os participantes de habilidades necessárias para acessar e usar os recursos da rede eletrónica disponível no portal do HINARI, incluindo pesquisa no motor de busca PubMed. 

O curso foi composto por aulas teóricas e exercícios práticos com o interesse de fortalecer as capacidades dos profissionais de saúde, combinando as tecnologias de comunicação com a informação dirigido ao pessoal do Serviço Nacional de Saúde. 

Como resultado do curso, os participantes mostraram um entusiasmo no uso desta plataforma, bem como o interesse em promover a consulta e a utilização da base de dados HINARI, desenvolvido em uma interface de rede que reúne informações científicas actualizadas no contexto da biomedicina e outros temas no campo das ciências sociais que permitem acessar o artigo completo.