Direcção do INS

A Direcção do INS contempla um Director Geral, Um Director Científico e Um Director Administrativo. O INS está organizado em 5 Departamentos e várias Repartições. A baixo segue o corpo directivo da instituição.

 

Ilesh  

Ilesh V. Jani, MD, PhD. é Director Geral do Instituto Nacional de Saúde desde Outubro de 2009. Ao longo da sua carreira tem liderado vários projectos nas áreas de investigação, saúde pública e ensino com o propósito de fortalecer o sistema de saúde de Moçambique. Desenvolve actualmente investigação na área de vacinas e diagnóstico de HIV, incluindo a implementação destas tecnologias nos sistemas de saúde.

No âmbito internacional, é actualmente membro do corpo executivo da International Association of National Public Health Institutes (IANPHI), do Strategic Advisory Group of Experts on Immunization (SAGE) da Organização Mundial da Saúde e do Comité Científico da Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI).

 

ESG   Eduardo Samo Gudo, MD, PhD. Licenciado em Medicina pela UEM e Doutorado em Imunolo-Retrovirologia pelo Instituto  Oswaldo Cruz (Brasil) em 2012. Actualmente está finalizando o Pós-Doutoramento e Doenças Infecciosas Emergentes. Entre   2010 e 2013 ocupou o cargo de chefe do Departamento da Rede de Laboratórios e Serviços de Referências no Instituto   Nacional de Saúde (INS). Actualmente, ocupa o cargo de Director Científico do INS. É membro do “Governance Board” da   Sociedade Africana de Medicina Laboratorial (ASLM).

 

Fatima   Fátima Omar Mecupa, Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Politécnica em 2008,   actualmente Mestranda em Saúde Pública e Desenvolvimento no Instituto de Higiene e Medicina Tropical- Universidade Nova   de Lisboa. De 1998 a 2009, ocupou cargos como Administradora do Hospital Psiquiátrico de Infulene, Hospital Geral de Chamanculo, Chefe de Departamento de Planificação e Cooperação na Direcção de Saúde da Cidade de Maputo.  Actualmente Directora Administrativa do Instituto Nacional de Saúde. Membro do Comité Institucional de Bioética em Saúde.