INS Abre-se Ao Exterior: Realizado Segundo Dia Aberto De Pesquisa

Realizou-se na última quinta-feira, 23 de Novembro, o segundo Dia Aberto de Pesquisa referente ao ano 2017, um evento em que o INS mostra e discuti resultados de pesquisa, vigilância em saúde, referenciamento laboratorial, formação e informação.

Procedendo com a abertura do evento, o director científico do INS, Eduardo Samo Gudo Jr., referiu que esta é uma oportunidade que tem como intuito partilhar evidências científicas no âmbito da responsabilidade social institucional.

Samo Gudo afirmou ainda que o Dia Aberto de Pesquisa constitui uma ocasião para ouvir a contribuição de diferentes parceiros, assim como identificar oportunidade entre o INS e outras instituições que trabalham na área da saúde no país.

Além da discussão de resultados de pesquisa na área de HIV e malária, infecções gastrointestinais e respiratórias, o encontro contou com apresentação de palestras e da estratégia científica do INS 2016-2025.

Deste fórum Participaram instituições como: Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Nacional de Combate ao Sida, Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional, Aliança Internacional Para a Saúde, Friends In Global Health, Elizabeth Glaser Pedriatric Foundation, entre outras.

De referir que o Dia Aberto de Pesquisa é uma iniciativa do INS, que tem como objectivo apresentar a comunidade científica actividades relevantes realizadas pela instituição. Geralmente os Dias Abertos de Pesquisa são realizados duas vezes ao ano e uma vez em anos em que são organizadas as Jornadas Nacionais de Saúde.