CIOB realiza conferência regional sobre Saúde da Mulher e da Criança no contexto do HIV

O Centro de Pesquisa Operacional da Beira (CIOB) um dos centros de pesquisa do INS, realizou entre os dias 6 e 7 de Novembro de 2017, em Chimoio, província de Manica, a I Conferência com a temática “Saúde da Mulher e da Criança no contexto do HIV”.

A conferência teve como propósito partilhar resultados de pesquisa na área supracitada com os principais intervenientes no sector da saúde e discutir estratégias de incremento em número e qualidade da pesquisa realizada na região, assim como convergir esforços para um mesmo objectivo - melhoria da saúde da mulher e criança com foco para a temática do HIV.

No discurso de abertura, João Manuel, director do CIOB, frisou a necessidade de se juntar esforços para melhorar os indicadores de saúde materno infantil através de busca de soluções provenientes da pesquisa.

Na mesma senda, Francisco Mbofana, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, alertou para a necessidade de usar a pesquisa não só para informar políticas de saúde, mas também para mudança de práticas ao nível local ou nacional, contribuindo deste modo para a melhor prestação de cuidados de saúde.

A conferência contou com a participação do Instituto Nacional de Saúde (sede), Direcções Provinciais de Saúde da região centro, parceiros locais com componente de pesquisa na área de Saúde Materno Infantil e HIV, nomeadamente, Health Alliance International, Projecto Médicos Com África (CUAMM), Médicos Sem Fronteira, FHI360 e o público em geral.