Centros e Unidades Satélites

Centro de Investigação Operacional da Beira

O Centro de Investigação Operacional da Beira (CIOB) localiza-se na cidade da Beira, província de Sofala. O CIOB tem como objectivo promover investigação em saúde na região centro do País (províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia). O CIOB foi criado por despacho ministerial em 2005, mas as suas actividades tiveram inicio em 2007. A gestão do CIOB passou a ser feita pelo INS em 2011.

 

Centro de Investigação e Treino em Saude de Chókwè

O Centro de Investigação e Treino em Saúde de Chókwè (CITSC) foi fundado no ano de 2017. Encontra-se localizado nas proximidades do Hospital Rural de Chókwè, província de Gaza. O CITSC realiza investigação com intituito de contribuir para melhoria da saúde da população de Chókwè, na província de Gaza, e do país em geral.

 

Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço

O Centro de Investigação em Saúde da Polana Caniço  (CISPOC) é um centro de pesquisa clínica afiliado ao Instituto Nacional de Saúde - Ministério da Saúde de Moçambique. O Centro está no localizado no Bairro da Polana-Caniço B, na zona suburbana da cidade de Maputo. Dista aproximadamente 3 quilómetros do edíficio central do Ministério da Saúde e do Hospital Central de Maputo.

O CISPOC encontra-se adjacente ao Hospital da Polana-Caniço, cuja área de saúde cobre uma população aproximada de 100.000 habitantes. Este Centro de pesquisa iniciou as suas actividades a 28 de Março de 2011 com a missão de gerar e promover a incorporação de soluções científicas e tecnológicas para as principais condições e problemas de Saúde em Moçambique mediante o desenvolvimento de pesquisas clínicas, geração de conhecimento e cooperação nacional e internacional. A visão do Centro e de ser referência nacional no desenvolvimento de pesquisa clínica e geração de conhecimento reconhecido pela sua excelência pela sociedade moçambicana e comunidade técnico-científica. Os objectivos do Centro vão desde a implementação de pesquisas clínicas para responder as principais questões de saúde pública em Moçambique, à realização de pesquisas em ciências básicas e epidemiológicas e formação de quadros nacionais para a condução de pesquisas clínicas. 

Em 2014, o Centro conta com 65 funcionários, sendo estes profissionais de saúde de diferentes áreas académicas dedicados exclusivamente à actividades de investigação.  Dentre os diferentes profissionais encontram-se médicos, enfermeiros, biólogos, famacêuticos, assistentes sociais, sociólogos, psicólogos, geógrafos, digitadores de dados,  gestor de dados, técnicos de medicina, gestores de qualidade e bio-segurança, técnicos de laboratórios e bio-médicos. Estes profissionais são responsáveis pela coordenação das actividades seguindo os princípios éticos e de Boas Práticas Clínicas. 

Os profissionais do Centro de pesquisa têm experiência no processo de implementação e condução de ensaios clínicos na área de prevenção e de tratamento, bem como na avaliação de novas tecnologias. Desde Agosto de 2011, o Centro iniciou o recrutamento de voluntários para o primeiro ensaio de vacina de HIV-1 (fase I/II) em Moçambique, o TaMoVac I- Tanzania and Mozambique HIV Vaccine Program (TaMoVac I), estando desde Março de 2013 a implementar a segunda fase do ensaio, o TaMovac-II. 

Em Dezembro de 2013, o Centro iniciou o estudo RV363 intitulado “Incidência da infecção por HIV, taxa de retenção e interesse dos adultos em participar em futuros ensaios da vacina do HIV em Moçambique”, que tem como objectivos principais: 1/ Desenvolver capacidade técnica e de infraestrutura para preparação de estudos de fase III de candidatas a vacinas de HIV em Moçambique; 2/ Determinar a incidência e prevalência de HIV e outras Infecções de Transmissão Sexual em indivíduos de alto risco em Moçambique e; 3/ Determinar o interesse dos adultos em participar em futuros ensaios de vacinas de HIV 1/2 em Moçambique. 

No âmbito da expansão das actividades de pesquisa, o CISPOC abriu no primeiro semestre do presente ano um Centro de Pesquisa Satélite no Centro de Saude de Mavalane, cidade de Maputo.  Este Centro tem com foco o desenvolvimento de pesquisa clínica e epidemiológica na área de Tuberculose. Com o estabelecimento deste Centro satélite pretende-se apoiar o Sistema Nacional de Saúde com geração de evidência para a tomada de decisão. Adicionalmente, o Centro prevê a abertura de novos Centros satélite de pesquisa em Maputo no ano 2015.

A nível nacional, o CISPOC tem colaboração com diferentes instituições de pesquisa e de formação. A parceria com instituições internacionais também tem lugar privilegiado. Entre as actividades de formação desenvolvidas pelo centro destaca-se a coordenação de treinos em Boas Práticas Clínicas e Boas Práticas Laboratoriais para pesquisadores nacionais. O CISPOC também possui experiência na coordenação de cursos de curta duração para médicos e oficinas de trabalho para discussão de políticas, estratégias ou novas recomendações. 

Desde Dezembro de 2013, o CISPOC é um dos Centros de Pesquisa do HIV Vaccine Trial Network (HVTN). No âmbito desta integração, o CISPOC está no processo de capacitação institucional para a implementação de ensaios clínicos de avaliação de novas candidatas à vacina de HIV 1/2 em Moçambique. 

CISPOC e a Comunidade

O CISPOC tem integrado nas suas actividades um órgão de consulta comunitária, o Comité Consultivo Comunitário (CCC), composto por vários líderes comunitários da área da Polana Caniço, com vista a garantir que todo processo de pesquisa e demais actividades do CISPOC sejam adequados aos princípios éticos e culturais do tecido social no qual o Centro está inserido. 
    
Este Comité Comunitário reúne-se regularmente com a equipa do Centro no âmbito da preparação e discussão em torno dos protocolos das pesquisas; reflexão conjunta sobre estratégias de envolvimento comunitário e de participantes nos diversos estudos; apoio na organização de eventos comunitários realizados pelas estruturas associativas comunitárias, tendo deste modo o apoio do CISPOC, e bem como apoia na organização de eventos liderados pela equipa do Centro, tal como é o caso das Feiras de Saúde realizadas pelo CISPOC.            

Contactos:

  • Nilesh Bhatt, M.D., Ph.D: Director do Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço.nilesh.bhatt@ins.gov.mz
  • Edna Viegas, M.D.: Vice-Directora do Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço e Médico Investigador. edna.viegas@ins.gov.mz

 

Unidade de Pesquisa em Tuberculose de Mavalane

A Unidade de Pesquisa em Tuberculose de Mavalane foi estabelecida em 2014 com apoio da Universidade de Munique, Alemanha. Esta unidade esta focada na realizacão de pesquisa epidemiológica, clínica e de avaliação de novos métodos de diagnóstico e monitoria da tuberculose.