Direcção do INS homenageia Felicidade Niquice pelo Prémio L’ORÉAL-UNESCO

A Direcção do Instituto Nacional de Saúde (INS) homenageou, nesta segunda-feira (18.12), a médica e investigadora Felicidade Xerinda Niquice, uma das vencedoras do Prémio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência Jovens Talentos da África Sub-Sahariana 2023.

A cerimónia de reconhecimento da investigadora do INS foi dirigida pela Dra Sofia Viegas, Directora Geral-Adjunta do INS, durante a sessão do Conselho de Direcção da instituição.

Intervindo na ocasião, a Directora Geral-Adjunta disse que foi com muita satisfação que a Direcção do Instituto Nacional de Saúde tomou conhecimento sobre a atribuição do Prémio em referência, de grande prestígio, à investigadora do Instituto Nacional de Saúde. “A Felicidade Xerinda Niquice foi a única investigadora nacional a ser premiada e, por sinal, a segunda moçambicana distinguida no âmbito deste prémio”, disse Sofia Viegas, salientando que a distinção é, sem dúvidas, resultado do trabalho que a investigadora tem vindo a realizar e representa um passo importante na sua carreira científica.

A Directora Geral-Adjunta vincou que, para além de prestigiar a investigadora do INS, a distinção constitui uma importante fonte de inspiração para os jovens investigadores da instituição, não só ao nível da sede, mas também das delegações.

Sofia Viegas, recordou que o presente ano foi marcado por importantes distinções de investigadores do INS em conferências científicas, sendo maioritariamente mulheres, facto que orgulha a instituição.

A Directora Geral-Adjunta terminou a sua intervenção, reafirmando o compromisso da Direcção do INS com o aprimoramento do ambiente científico dentro da instituição, explicando que deste depende a excelência dos programas e projectos de investigação científica implementados ao nível da sede e das delegações provinciais.

Por seu turno, Felicidade Niquice agradeceu o gesto e disse ser gratificante contar com o carinho e apoio da liderança da instituição na sua caminhada profissional.

Felicidade Niquice é estudante de Doutoramento em Segurança e Saúde Ocupacional em Portugal e faz parte de um grupo dos 25 doutorandos premiados com o projecto de pesquisa sobre gestão e avaliação do risco ocupacional com foco no HIV e hepatites B e C nos hospitais da Província de Inhambane.

A homenagem teve lugar nas instalações do INS, no Distrito de Marracuene, Província de Maputo, e contou com participação dos membros do Conselho de Direcção do INS.