Lançado o Inquérito Nacional sobre o Bem-Estar da Criança

Foi lançado nesta segunda-feira, dia 01 de Julho, no bairro Machava Bunhiça, Província de Maputo, o Inquérito Nacional sobre o Bem- Estar da Criança (INBEC), implementado pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), em parceria com Ministério do Gênero, Criança e Acção Social, Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos da América.

Falando à margem do lançamento do inquérito, o Vice-Ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, que dirigiu o acto na presença do Diretor-geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo e inquiridores, referiu que o estudo será implementado em todas as províncias do país, entre os meses de Junho e Agosto do ano em curso, com excepção de Sofala que não foi incluído nesta fase, por conta do ciclone IDAI que recentemente atingiu a província.

“Este inquérito tem como objectivo captar e compreender a situação da criança no agregado familiar, na comunidade tendo em conta os aspectos de educação, saúde e experiência de vivência deste seguimento”, realçou.

O investigador principal do inquérito, Acácio Sabonete, referiu que, com o estudo, espera-se entrevistar 6550 raparigas e 3400 rapazes dos 13 aos 24 anos de idade. Sabonete referiu ainda que a escolha deste grupo-alvo tem a ver, por um lado, com a questão de acessibilidade para aquilo que são os propósitos ou a metodologia do próprio instrumento. Por outro, este é o grupo que oferece uma imagem mais precisa da situação do bem-estar da criança.

“Importa frisar que os programas e as estratégias que serão definidas não excluem os outros grupos de criança. Contudo, é no grupo escolhido, segundo as nossas evidências, onde mais se faz sentir vários problemas relacionados à saúde e bem-estar”, disse Sabonete.

De referir que, com os resultados obtidos do INBEC espera-se contribuir para orientar a planificação de políticas com vista a melhorar a situação da criança em Moçambique.