CELEBRAÇÃO DO GWAZA MUTHINI: INS organiza feira de saúde e exposição

Feira de Saúde - Gwaza Muthini

No contexto da comemoração dos 125 anos da batalha de Marracuene, o Instituto Nacional de Saúde (INS), organizou hoje, (02.02) uma Feira de Saúde no distrito de Marracuene, província de Maputo, em Moçambique.

Organizada na praça Gwaza-Muthini, local que dá nome ao evento em referência, a feira foi caracterizada pela apresentação de diversos serviços de saúde, desde o aconselhamento para o HIV; medição do índice de massa corporal; medição de tensão arterial; medição de glicémia; planeamento familiar, sensibilização para a prevenção e tratamento da tuberculose, entre outros.

Paralelamente, o INS participou nas celebrações do Gwaza Muthini, através da realização da exposição dos seus principais serviços, programas, produtos e tecnologias de laboratório com destaque para as áreas de HIV-SIDA, Tuberculose, parasitologia e entomologia. Sublinhe-se que, desde ontem, 1 de Fevereiro corrente, o INS está a realizar a vigilância epidemiológica por via da qual se pretende providenciar informação relevante para a tomada de decisão no âmbito de saúde pública, durante as festividades. Para além da vigilância que vai estender-se até amanhã, segunda-feira, 03 de Fevereiro, o INS disponibilizou 4 médicos de clínica geral para o apoio às equipas de assistência médica do Distrito de Marracuene durante as celebrações do Gwaza Muthini.