ONS celebra Dia Mundial de Luta contra o SIDA

O Observatório Nacional de Saúde (ONS), por meio da Plataforma de Observação para HIV, juntou-se, no último sábado (02), às celebrações do Dia Mundial de Luta contra o SIDA na praia da Costa do Sol, cidade de Maputo. Naquele ponto, a efeméride foi marcada por uma feira de saúde, na qual foram expostos e oferecidos vários serviços de saúde, registo civil e emissão de passaporte, foram realizadas actividades físicas, entre outras.

Um dos momentos mais expressivos da ocasião foi o laço humano a que se assistiu, feito em representação dos esforços de resposta à doença em Moçambique.

A plataforma de Observação para HIV apresentou diversas publicações resultantes da triangulação de dados em matéria ligadas à doença, com destaque para o Relatório do Atlas de Indicadores de HIV, infografias, boletins analíticos, mapas sobre a situação do HIV, entre outros materiais.

No contexto da feira, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, visitou a tenda do ONS para se inteirar acerca das publicações que têm sido feitas no ramo do HIV e SIDA pela referida plataforma. Ali, o dirigente encorajou a equipa do ONS a continuar com a aposta de prover resultados com base em evidência científica.

As cerimónias centrais do Dia Mundial de Luta contra o SIDA tiveram lugar no dia 01 do mês em curso, sob o lema “Comunidades e sociedade civil na vanguarda da resposta ao HIV e SIDA”, e foram dirigidas pelo Ministro da Saúde, que, na mesma ocasião, procedeu ao lançamento da campanha “Dezembro Vermelho 2023”.